Viagem de moto ao litoral: cuidados necessários

Diversas pessoas costumam aproveitar o fim do ano para fazer um bate e volta ou uma pequena viagem de moto ao litoral a fim de comemorar. Para garantir que tudo corra como planejado e que todos possam apreciar ao máximo, atente-se aos cuidados necessários com sua moto para prevenir os efeitos da maresia.

O QUE É MARESIA?

A maresia é uma névoa fina formada por gotículas de água e os sais presentes nos oceanos. Por causa desses sais, a maresia tem um poder de corrosão “turbinado”, capaz de enferrujar carros, emperrar portões e até rachar vigas de concreto, por exemplo. A exposição constante à maresia acarreta o surgimento de ferrugem e corrosão das peças de motos, automóveis e bicicletas também.

Se gosta desse tipo de viagem, leia com atenção e garanta a proteção que as motocicletas necessitam nessa situação.

CONSERVE SUA MOTO SEMPRE LIMPA

Manter a moto limpa não é apenas uma questão de estética. Se deseja passar um longo período no litoral, se possível, realize a lavagem de sua motocicleta uma vez por semana com água e detergente suave. Secar, encerar e pulverizar a motos e seus componentes com lubrificante adequado também ajudam a evitar a corrosão causada pela maresia.

PROTEJA A PARTE INFERIOR DA MOTO

Muito além de proteger a lataria, é necessário cuidar muito bem da parte inferior da motocicleta para prevenir qualquer imprevisto causado pela ferrugem que pode aparecer resultante da maresia.

Uma dica bastante divulgada por ser barata, simples e eficaz é a utilização do óleo de mamona. Borrife o óleo na parte de baixo para garantir que o sal e a poeira saiam mais facilmente na hora da lavagem.

GUARDE EM LOCAL ADEQUADO

Normalmente, as pessoas não sabem que o período mais crítico da ação da maresia é durante a noite. Por isso, garanta um local adequado para manter sua moto, de preferência fechado e protegido. Não esqueça de utilizar capas protetoras ou cubra a motocicleta com plásticos ou outro material que de fato proteja-a das avarias causadas pela maresia.

NÃO ESQUEÇA DA REVISÃO

A manutenção periódica é dos componentes e peças é extremamente necessária. Não esqueça de definir uma regra de quilometragem ou período e faça a revisão, evitando qualquer dano capaz de prejudicar sua moto e sua viagem.

Motocicletas utilizadas no ambiente litorâneo precisam de muito mais cuidado. A revisão dos componentes da caixa de direção e amortecedores é fundamental para a boa conservação da moto, já que os resíduos de sal e poeira trazidos pela maresia podem comprometer o funcionamento correto da suspensão.

Depois de ler esse artigo, você possui as informações básicas para garantir que sua moto estará protegida contra os efeitos da maresia e pode se preocupar em curtir sua viagem. Faça um check list do que irá precisar, incluindo (é claro) os itens de proteção fundamentais para os motociclistas e não esqueça de visitar uma de nossas lojas para garantir produtos de primeira qualidade.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de nossos conteúdos:

Facebook

Instagram

Maria julia

Maria julia

Deixe seu comentário

Atenção

Feriado 25 de janeiro

25/01/2020

No próximo feriado (25) as unidades da Mooca e Tatuapé não terão expediente.

Apenas a unidade de Guarulhos abrirá normalmente. 

Agradecemos a compreensão