Andar de moto no verão, dicas de segurança

Itens de segurança para andar de moto no verão

Chegou o calor, época de dias quentes e bonitos para viajar e passear por aí, para quem é piloto, nada é mais gostoso do que andar de moto no verão, mas é preciso estar seguro mesmo se for só para dar uma voltinha.

Se já é difícil usar todos os itens de segurança ao pilotar a moto em dias normais, quem dirá no calor do verão, mas é preciso pensar que andar confortável pode não ser sinônimo de andar seguro.

Por isso, neste artigo vamos mostrar algumas dicas dos equipamentos de segurança ideais para andar de moto no verão sem se preocupar, acompanhe!

Itens de segurança para andar de moto no verão

Chinelos Nunca!

Pilotar moto de chinelos ou qualquer outro calçado que segundo consta na legislação “não firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais” pode ser considerada uma infração média, pode haver penalidade de multa e somar até 4 pontos na CNH.

Independente disso, não é nada seguro, pois em casos de quedas, mesmo que leve, pode machucar e muito, portanto mesmo que você queira ir a algum lugar rapidinho, coloque um calçado adequado.

Se não puder ou não tiver como utilizar botas apropriadas para pilotar moto no verão, use tênis ou sapatos que protejam bem os pés e tenha boa ventilação.

 

Evite bermudas!

Bom, já que começamos pelos pés, vamos falar dos itens de segurança de baixo para cima. O segundo item da lista então são as bermudas.

Não é proibido pilotar moto de bermuda, mas imagine que, assim como os pés, em um acidente, leve ou não, você pode se machucar muito!

Por isso, caso não queira usar calças apropriadas para pilotar moto, existem protetores separados, que vão do joelho até a canela, ideais para dias quentes, mas mesmo assim, ainda é um risco, pois como falamos, é possível se machucar nas partes que ficam expostas.

 

Leia também: Proteção contra linha de pipa, veja como tomar cuidado ao pilotar a moto

 

Coletes protetores podem ser uma opção!

Sabemos que as jaquetas apropriadas para pilotar moto são grandes, grossas e pesadas, pois possuem proteção em diversos pontos importantes como nos ombros, cotovelos, entre outros.

Por isso, mesmo no calor é mais difícil conseguir usá-las, ainda mais quando paramos com a moto e o sol está de matar. Embora elas possuam pontos de ventilação e até forro impermeável para os dias de chuva, é difícil sair com elas.

Nesses casos, é possível contar com coletes protetores. Eles são resistentes e podem ser usados por cima de uma camiseta simples e possuem proteção em pontos estratégicos assim como as jaquetas.

Seu ponto negativo é que, assim como o item anterior, grande parte do corpo fica exposta, sendo mais suscetíveis a machucados caso alguma coisa aconteça, mas para andar de moto no verão pode ser uma opção.

 

Capacete Sempre!

Independente de calor, frio, sol ou chuva, o capacete é item indispensável para o piloto e sua garupa. Não há desculpas para não usá-lo. Por isso, se seu capacete for muito fechado e você se sentir sufocado no calor, confira outras opções.

Há capacetes apropriados para todo tipo de clima, estilo, gosto e por aí vai, portanto, se acha difícil usar um totalmente fechado, que tal optar por um capacete articulado, daqueles que levanta a parte do queixo?

Eles possuem pontos de ventilação como todos os outros, mas podem ser abertos no queixo quando estiver com a moto parada e fechar apenas enquanto pilota.

Independente do clima, ao pilotar uma moto é necessário estar atento a tudo e todos a sua volta. Não é porque estamos no calor que se pode andar de moto no verão do qualquer jeito, nem mesmo para ir até ali e já voltar.

O melhor a fazer é não dar sorte para o azar!

Se você tem alguma dica especial para andar de moto no verão tranquilamente, conta aqui pra gente!

Se está em busca da sua moto ideal, fale com a AL7 Motos.

Loja Mooca: (011) 4327 1700

Loja Tatuapé: (011) 3565 1700

Loja Guarulhos: (011) 3565 1800

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de nossos conteúdos:

Facebook 

Instagram

Nathalia

Nathalia

Deixe seu comentário