Equipamentos para Motociclistas: Veja os principais para a sua segurança

Principais Equipamentos para Motociclistas pilotar a moto em segurança

Apesar de ser um meio de transporte bastante eficaz, pilotar moto requer cuidados especiais como utilizar alguns equipamentos para motociclistas. Independente de estar indo para o trabalho ou para uma viagem com os amigos, é importantíssimo que o motociclista utilize os equipamentos necessários para garantir a sua proteção de forma completa.

O condutor jamais deve ligar o veículo e pilotar antes de conferir que está tudo certo com os seus equipamentos de segurança, pois se aventurar em duas rodas necessita uma atenção redobrada.

Separamos alguns itens importantes para pilotar motos que não podem deixar de ser utilizados, pois além de minimizar os danos em caso de possíveis acidentes, ainda traz uma maior comodidade. Confira!

Principais Equipamentos para Motociclistas pilotar a moto em segurança

  • Capacete

Com certeza, esse é o equipamento para motociclistasmais importante e utilizado pelos condutores. Além do mais, esse item é obrigatório pelo piloto e carona.

Mas, não pense que apenas pelo fato de usar o capacete, você estará seguro. É fundamental comprar um produto de qualidade, pois se lembre de que caso ocorra um acidente ou derrapagem, ele irá fazer toda a diferença.

O capacete deve encaixar corretamente na cabeça e dê preferência para os de qualidade que sejam aprovados pelo INMETRO.

É importante manter a viseira fechada para evitar que algo possa atingir os olhos e as fivelas precisam estar bem acopladas ao queixo.

Leia: Usar a viseira do capacete: entenda a importância desta proteção

  • Vestimenta

Após a proteção correta para a cabeça e o rosto, as roupas são o próximo passo. A utilização de roupas específicas não é obrigatório para os condutores de moto, embora algumas calças e jaquetas possam ser ideais para ajudar na prevenção de machucados em situações de derrapagens.

A roupa é muito mais do que o estilo, é a garantia de segurança para o piloto. Sendo assim, quando for se equipar, use roupas produzidas com materiais resistentes e também que sejam capazes de proteger em relação às variações climáticas.

Pelo fato do condutor estar vulnerável quando está pilotando a sua moto e correndo o risco de ser atingido por algum objeto, o uso de jaquetas protetoras é ideal já que o corpo é quem estará sujeito a sofrer o impacto.

Além disso, um dos mais importantes equipamentos para motociclistas em relação à vestimenta é a capa de chuva. Não deixe de garantir a sua!

  • Óculos escuros

A boa visão do condutor é fundamental para a pilotagem. Caso ocorra a diminuição da capacidade visual, diversas pessoas estarão em perigo.

Sendo assim, o piloto precisa se proteger da incidência solar e fazer o uso de óculos escuros para serem usados dentro do capacete é importante.

  • Luvas

Proteger as mãos precisa ser uma tarefa regular e não apenas nos dias mais frios. Inicialmente pode ser que o piloto perceba a diminuição da sensibilidade, porém, com o tempo irá se acostumar e o uso de luvas se torna essencial.

No caso de quedas ou acidentes, as mãos ficam bastante expostas e o contato direto com o asfalto poderá ocasionar machucados bastante perigosos. Embora não seja um item obrigatório, é importante não faltar na sua lista.

  • Calçados

Os calçados são equipamentos para motociclistas que precisam ser utilizados da forma correta e jamais pilote uma moto usando sandálias ou chinelos, muito menos descalço.

Esses tipos de calçados além de não proteger nem um pouco os pés, ainda poderão causar graves acidentes pelo fato de poder enroscar ou escorregar na hora de trocar a marcha, por exemplo.

Os tornozelos e os pés ficam desprotegidos durante a pilotagem, então não deixe de protegê-los da forma correta. Dê preferência a tênis e botas que fiquem acima do tornozelo para uma proteção eficaz.

O que achou desse artigo sobre equipamentos para motociclistas? A segurança deve vir sempre em primeiro lugar então faça o uso correto dos equipamentos obrigatórios e complementares.

Quer comprar sua moto Dafra? Fale com a gente! Faça agora mesmo uma simulação de financiamento clicando aqui.

Nathalia

Nathalia

Deixe seu comentário