Usar a viseira do capacete: entenda a importância desta proteção

Qual a importância de usar a viseira do capacete?

Um bom piloto, além de ter o dever de estar com sua moto e todos os documentos em dia, também não sai de casa sem seu capacete, e independente do motivo ou distância, tanto o piloto, quanto quem está em sua garupa, também devem usar a viseira do capacete.

O capacete é item obrigatório de proteção e segurança conforme a LEI nº 9.503. Ao utilizá-lo, além do indivíduo se proteger da chuva e do sol, por exemplo, em caso de quedas ou impacto seu uso diminui, e muito, os danos que podem ser causados à pessoa.

Mas existe um item que, mesmo usando o capacete, seus usuários persistem em não dar muito valor, que é usar a viseira do capacete abaixada.

Por isso, vamos esclarecer a importância do uso desse item, que além de tudo, não usá-lo corretamente, também pode gerar multas, acompanhe.

 

Qual a importância de usar a viseira do capacete?

 

A viseira, ou óculos de proteção, servem para proteger os olhos do piloto e de quem estiver em sua garupa, de diversas coisas quando a moto está em movimento.

Poeira, inseto, chuva e até pequenos detritos e pedrinhas que os outros veículos da pista podem levantar e arremessar, causam um impacto muito forte nos olhos quando se está em alta velocidade.

Além disso, com o vento muito forte, os olhos também podem lacrimejar e isso atrapalha a visão do piloto, por isso, a viseira do capacete é importante para seja possa conduzir a moto sem maiores dificuldades.

 

Não usar a viseira do capacete dá multa?

 

Sim, mas agora a multa é considerada leve, adicionando 3 pontos na CNH. Até 2017 a multa era a mesma para o não uso do capacete, sendo considerada grave, somando 7 pontos na carteira e ainda com risco de suspensão do direito de dirigir.

É importante ressaltar, que quando citamos uso da viseira, não estamos falando que, se ela já vem no capacete, então está sendo usada, a questão é que ela precisa estar abaixada.

Existem alguns modelos de capacetes que não tem viseira, como o chamado “piruzinho”, nestes casos é obrigatório o uso dos óculos de proteção.

 

Veja também: Alguns cuidados devem ser tomados ao lavar sua moto

 

Só os óculos de proteção resolvem?

 

Sim, mas só em caso do uso do capacete correto, não pode ser usado óculos comum de grau ou de sol, muito menos junto com um capacete que já tem a viseira (para esses casos existem alguns modelos de óculos apropriados).

Os óculos de proteção são aqueles que vem com uma lente mais resistente e com proteção aos raios de sol, lacres firmes e ajustáveis, entre outras exigências necessárias para conforto e segurança do piloto.

É proibido o uso de óculos normal, principalmente se não tiver um lacre que o deixe preso na cabeça, pois ficam “soltos” no rosto podendo, além de “voar” com o vento e a velocidade, quebrar e machucar em caso de impacto.

 

Qual é o modo correto de usar a viseira do capacete?

Bem, claramente o modo correto é usá-la totalmente abaixada, mas é permitido, somente em casos de capacete com queixeira, que ele fique um pouco aberto na altura da boca, para permitir melhor ventilação e respiro do piloto.

Além disso, é permito que seja levantada apenas quando a moto está parada, fora da vida ou no farol, principalmente em dias muito quentes, mas ao andar com a moto, a viseira deve ser abaixada novamente.

Agora que você já sabe da importância e a forma correta de usar a viseira do capacete, venha conhecer nossa loja!

Aqui você encontra uma gama de opções de peças, acessórios e principalmente serviços para sua moto.

Fale com a gente e confira nossas ofertas!

Nathalia

Nathalia

Deixe seu comentário