Mecânica de motos básica, tudo o que você precisa saber!

Mecânica de motos básica: o que você precisa saber

Se você é um apaixonado por motos sabe que é sempre bom conhecer um pouco sobre como funciona a moto, principalmente para saber quando precisam ser feitos pequenos reparos. Neste artigo você conhece um pouco de mecânica de motos básica, para se manter por dentro do que acontece com seu automóvel!

Mecânica de motos básica: o que você precisa saber

Motor: O motor é a parte mais importante da sua moto, afinal, é ele que faz o automóvel funcionar corretamente. Se o motor de sua moto não estiver em bom estado, pode ser inclusive perigoso. Para mantê-lo sempre em bom estado, é preciso observar o nível do óleo.

O tipo de óleo ideal para sua moto deve constar no manual e precisa ser verificado regularmente. Se o nível de óleo ficar abaixo do recomendado sua moto pode sofrer danos graves. A substituição do óleo também deve ser feita de acordo com o manual da moto.

Cabos: Entre as dicas de mecânica de motos básica está o conhecimento sobre os cabos de freios, embreagem e acelerador da moto. É preciso estar atento para conseguir realizar revisões necessárias.

Filtro de ar: Observe no manual de sua moto o tipo do filtro de ar; ele é muito importante porque barra as impurezas para que não atinjam o motor. A manutenção é feita de acordo com o seu tipo de filtro.

Vela de ignição: Outra peça fundamental para sua moto, pois é a responsável pela queima de combustível. A vela de ignição demanda manutenção regular, por isso observe no manual a quilometragem máxima para substituição.

Lubrificação: Para que sua moto funcione corretamente, as correntes precisam estar lubrificadas — o recomendado é que seja feito após 500 km percorridos.

Calibragem dos pneus: Manter os pneus calibrados é essencial para a segurança e bom desempenho do automóvel. Para calibrar, utilize a pressão indicada pelo fabricante e repita quinzenalmente.

Troca de óleo: A troca de óleo precisa ser realizada, em média, a cada 3.000 km. Caso contrário, a moto sofre desgastes, o que torna o reparo mais complicado. Durante as trocas de óleo também se aconselha a substituição do filtro.

Cuidado com os parafusos: A última dica é o cuidado regular com os parafusos da moto. A alta vibração do motor e atrito com as estradas faz com que os parafusos se afrouxem com o tempo. Assim, é bom ficar de olho (principalmente rodas e suporte) e, caso sejam encontrados problemas, procurar um mecânico de confiança.

 

Ter noção de como funciona sua moto e o que é preciso fazer para que continue rodando com segurança é ideal para quem depende do automóvel — ou simplesmente nutre paixão por motos! Além disso, é sempre bom ler todo o manual da moto para manobra-la com segurança.

Quando você conhece um pouco de mecânica de motos básica consegue perceber diferenças e problemas no veículo. As dicas apresentadas no post são ótimas para que você consiga identificar estes problemas e entrar em contato com um mecânico.

Gostou do post? Compartilhe!

Quer conhecer as motos da marca Dafra de perto? Venha para a AL7 Motos!

AL7 Motos é a mais completa concessionária Dafra da região de São Paulo.

 

Nathalia

Nathalia

Deixe seu comentário