Andar de moto na chuva: saiba os cuidados em tempo ruim

3 cuidados para andar de moto com segurança em dias de chuva

Andar de moto em dias chuvosos pode ser bastante estressante. Isso porque, mesmo ao piloto mais experiente, é preciso cuidado com tudo o que se faz na pista. Desde uma vistoria na própria moto até a escolha do caminho que será percorrido faz com que você evite acidentes graves.

Neste artigo você vê 3 cuidados essenciais para manter a segurança em dias de chuva. Confira já!

3 cuidados para andar de moto com segurança em dias de chuva

Seja cauteloso

A experiência na pilotagem pode não ser suficiente em dias de chuva, por isso ter cuidado redobrado na estrada molhada é primordial para evitar qualquer acidente. Manter a calma e dirigir devagar é importante também para não sobrecarregar a moto (que estará mais propensa e derrapagens). Além disso, nos dias mais chuvosos é bom evitar passageiros na garupa, já que compromete muito o equilíbrio da moto.

Evite as pinturas no asfalto

Apesar de simples, essa dica é essencial. As pinturas nas ruas são muito lisas e passar sobre elas (principalmente em alta velocidade) faz com que a moto derrape com muita facilidade. Ao pilotar, passe sempre pelo asfalto, evitando qualquer interferência como buracos e elevações. Para a chuva, o ideal é pilotar apenas por estradas já conhecidas.

Verifique as condições da moto

Antes de sair de casa em dias chuvosos, o ideal é conferir o estado em que seu automóvel se encontra. Se os pneus e faróis não estiverem em boas condições, o melhor é esperar passar a chuva para sair. Caso você utilize a moto em situação precária, sua vida pode correr perigo.

Pneus: Como estão os pneus da moto? Eles são extremamente importantes para sua segurança em dias de chuva, já que o pneu sem sulcos (capazes de drenar a água e evitar deslizamentos) — o famoso “pneu careca” — faz com que a moto derrape com muita facilidade. Além disso, é importante que o pneu esteja bem calibrado, isso mantém o equilíbrio da direção do automóvel.

Faróis: Os faróis são essenciais para a comunicação no trânsito, então se estiverem em mau estado não permitem aos outros motoristas saberem a distância exata e localização da moto.

Para-brisa: As condições do para-brisa da moto (caso exista) também devem ser boas. Rachaduras e arranhões comprometem a visibilidade, principalmente em dias de chuva. Nestes dias o ideal é que sejam utilizados produtos antiembaçantes, que repelem a água.

Lubrificação: Após a chuva, o ideal é fazer uma vistoria no automóvel e, se possível, lubrificar bem as correntes. A chuva e a sujeira, quando em contato por muito tempo, podem provocar corrosão e danificar as correntes da moto.

Para finalizar, evite passar por terrenos muito alagados e carregue sempre uma capa de chuva, além de botas impermeáveis e antiderrapantes — é importante se manter seco à medida do possível.

Como você pôde ver, cuidados básicos fazem com que você consiga manter o controle enquanto pilota e livrar sua vida de qualquer acidente. Pilote sempre com cuidado, principalmente em dias de chuva. Andar de moto precisa ser prazeroso, não arriscado!

Se o artigo lhe foi útil, compartilhe!

Quer conhecer as motos da marca Dafra de perto? Venha para a AL7 Motos!

AL7 Motos é a mais completa concessionária Dafra da região de São Paulo.

Nathalia

Nathalia

Deixe seu comentário