Dicas para motociclista iniciante

Confira as dicas mais importantes para você que é um motociclista iniciante.

Ser um motociclista iniciante exige muito cuidado e também que seja absorvido muitas informações ao mesmo tempo, para que, dessa forma, você evite transtornos, quedas, acidentes e tenha um excelente desempenho nas ruas e nas longas estradas.

No início parece tudo muito confuso, dá um pouco de medo, você irá ficar nervoso, mas é normal, nada melhor do que a prática para te ajudar a se tornar um motociclista experiente.

Confira as dicas mais importantes para você que é um motociclista iniciante.

 

  1. Não se arrisque em ruas movimentadas

Ao ser um motociclista iniciante, evite trafegar em avenidas, especialmente nas principais, onde veículos andam em alta velocidade.

Para enfrentar esse tipo de tráfego, você precisa conhecer mais sobre o desenvolvimento da sua moto e as trocas de marcha corretamente.

Se houver a necessidade de trafegar em ruas movimentada, respeite o limite da estrada e não entre em pânico quando outros motoristas buzinarem para você.

  1. Treine na cidade em dias de pouco tráfego

Aproveite os dias na sua cidade em que há pouco tráfego, como aos domingos, feriados (ou outro dia mais tranquilo), e pegue sua moto para treinar os percursos que você mais irá fazer, como ir para o trabalho, casa de amigos ou faculdade.

Ser um motociclista iniciante exige persistência para que seu nível aumente cada vez mais.

  1. Não pegue na sua moto sem estar devidamente habilitado

Às vezes, a ansiedade é tanta que muito motociclista iniciante começa a andar de moto mesmo sem estar devidamente habilitado, sem fazer as aulas teóricas e práticas, ou quando ainda está em processo de conclusão na autoescola.

Além desse fato gerar penalidades caso seja parado por agentes de trânsito, gera muita insegurança, que pode desestabilizar o motociclista iniciante ou deixá-lo bastante desatento.

Moto precisa ser sinônimo de segurança, onde todos os fatores precisam deixar o motociclista iniciante ou experiente confiante ao montar em sua moto.

  1. Conheça sua moto o melhor possível

Para que você tenha um bom desempenho na moto, conhecer ela será um fator determinante.

No entanto, conhecer a moto é uma questão de tempo, ou seja, quanto mais você andar, mais você saberá reconhecer os padrões da sua moto.

Para que você adquira um nível de excelência na pilotagem, você precisará conhecer o limite da embreagem e da aceleração, assim como o intervalo do freio para uma parada eficiente, além de se adaptar ao equilíbrio.

Com esses fatores preenchidos, pode ter certeza que o nível iniciante vai ser ultrapassado com facilidade.

  1. Foque nas suas dificuldades e treine diariamente

Todo motociclista iniciante passa por alguma dificuldade, seja no peso da moto, na altura, na troca de marchas, no controle da embreagem ou para estacionar.

Se você tem dificuldade em alguma dessas coisas, o certo a fazer é focar nessa dificuldade e treiná-la diariamente para superá-la.

Para superar uma dificuldade, você deve criar situações de prova. Por exemplo, suba uma ladeira pouco movimentada e pare no meio dela, para então aprender a sair em subida, e assim dominar o controle de embreagem.

Você também pode demarcar uma linha e treinar diariamente as técnicas de estacionamento, para ter um bom desempenho ao entrar em uma vaga entre duas outras motos.

O motociclista iniciante sempre irá cometer erros, e isso é normal. Deixar a moto morrer ou demorar para sair com ela são fatores iniciais, que logo serão esquecidos, mas tudo isso só virá através da prática e do treino.

O ideal é contar com alguém que já é experiente no assunto para te ajudar com todas as dificuldades e nos treinamentos, mas caso você não conheça ninguém, não desista, chame um amigo próximo para te ajudar e vá sem medo!

 

Agora que você já sabe as melhores práticas para melhorar o desempenho de um motociclista iniciante, venha para a AL7 Motos adquirir a sua primeira moto!

AL7 Motos é a mais completa concessionária Dafra da região de São Paulo. ​Faça uma visita e conheça nossas lojas!

Loja Mooca: (11) 4327 1700

Loja Tatuapé: (11) 3565 1700

Loja Guarulhos: (11) 3565 1800

Nathalia

Nathalia

Deixe seu comentário